A gestão 2018 2020 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação iniciou a restruturação de todos os ambientes de dados e informações da ANCIB utilizando os pressupostos teóricos e práticos da Arquitetura da Infomação Pervasiva.

Neste processo de reestruturação, a referida diretoria, considerou como pressuposto norteador as experiências informacionais e tecnológicas holísticas que ocorrem nos diversos canais, mídias e ambientes, utilizando tecnologias e experiências infocomunicacionais de natureza cross-channel (RESMINI; ROSATI, 2011; OLIVEIRA, 2014).

A gestão 2020 2022 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação deu continuidade a estruturação da ecologia informacional complexa da ANCIB, viabilizando experiências Cross-channel (RESMINI; ROSATI, 2011; OLIVEIRA, 2014) nos ambientes abaixo descritos.

Quadro 01 – Padronização na sintaxe de URL na Ecologia ANCIB

CAMADA ECOLÓGICAURL
SITEhttps://www.ancib.org
PORTAL DE CONFERÊNCIAShttps://conferencia.ancib.org
CONFERÊNCIAShttps:// conferencia.ancib.org/ ienancib

https:// conferencia.ancib.org/ xxienancib
PORTAL DE PERIÓDICOShttps://revistas.ancib.org/
PERIÓDICOShttps://revistas.ancib.org/tpbci
https://revistas.ancib.org/itec
PORTAL DE E-BOOKShttps://edicoes.ancib.org/

Fonte: Adaptado de Oliveira, Silva e Silva (2019)

Dito isto, salientamos que tem sido aplicados continuamente os princípios de Arquitetura da Informação Pervasiva, na perspectiva de Resmini e Rosati (2011) e Oliveira (2014) no contexto tecnológico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Sobre a lista de e-mails/discussão

A lista de e-mails/discussão ANCIB é um serviço Google para envio simultâneo de e-mail para uma lista de e-mails cadastrada previamente.

A lista de e-mails/discussão é aberta a pessoas associadas e não, associadas, sendo que para receber os e-mails o(a) usuário(a) deve formalizar uma solicitação de cadastro para o e-mail contato@ancib.org informando: Nome completo, filiação institucional e e-mail para cadastro.

O envio de mensagens para a lista é moderado pela diretoria executiva e obedece as seguintes regras de sociabilidade digital:

Sobre as Redes sociais: Instagram e Facebook 

A gestão das redes sociais ANCIB é feita pela Diretoria Executiva com apoio do Conselho Fiscal.

Nas citando de Instagram e Facebook ANCIB são postados, só é somente só, assuntos que dizem respeito às demandas administrativas, políticas e acadêmicas a ANCIB.

Sugerimos que os seguidores das Redes Sociais ANCIB marquem a @anciboficial no Instagram ou Facebook. Também sugerimos o uso de: #ANCIB #CiênciaDaInformação #CI #CiBrasil

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; SILVA, Laelson Felipe da; SILVA, José Jullyan Galdino da Cruz. ELEMENTOS DE ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA NO CONTEXTO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ANCIB). BIBLOS, v. 34, n. 2, 2020.