As diretrizes aqui apresentadas foram redigidas com base no Estatuto da ANCIB e com base nas atas das reuniões do Fórum de Coordenadores de GT. O objetivo é deste texto é nortear as sedes do Enancib, Diretoria Executiva e o Fórum de Coordenadores(as) de GT nos processos decisórios e de execução necessários para a realização do ENANCIB.
O que é o ENANCIB?
O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é um evento da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) realizado anualmente em cidades que possuem Programas de Pós-Graduação vinculados à ANCIB. Trata-se do principal evento de Pesquisa e de Pós-graduação da Área de Ciência da Informação no Brasil.
Os Programas de Pós-Graduação que recebem e executam o ENANCIB são denominados de Sede do ENANCIB.
O ENANCIB consiste em um foro privilegiado para a reflexão e o compartilhamento das pesquisas científicas em Ciência da Informação e áreas de interface, congregando pesquisadores, docentes e discentes de Pós-graduação.
Quais os objetivos do ENANCIB?
- Discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os(as) pesquisadores(as) que nela atuam, a realidade dos Programas de Pós-graduação.
- Propiciar troca de experiências acadêmico-científicas entre os(as) pesquisadores(as).
- Fomentar o fortalecimento de laços acadêmicos em nível nacional e internacional.
- Propiciar o intercâmbio científico entre pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação.
- Discutir e refletir os temas, perspectivas e tendências da pesquisa em Ciência da Informação, de modo a estimular e promover o avanço da geração de conhecimento na área de Ciência da Informação.
Sobre a contribuição aos congressistas
Os participantes envolvidos no evento terão a oportunidade de compartilhar olhares interdisciplinares e transdisciplinares a partir da socialização das pesquisas e experiências dos(as) pesquisadores(as) e das palestras de pesquisadores(as) convidados(as) do exterior, congregando discussões atuais e pertinentes aos temas com aderência às ementas dos GTs da ANCIB e construindo novos olhares sobre a Ciência da Informação.
Sobre os Trabalhos submetidos e avaliados no ENANCIB
Os trabalhos apresentados no ENANCIB refletem o estado-da-arte da pesquisa realizada nos Programas de Pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento.
Por decisão do Fórum de Coordenadores de GT da ANCIB, em reunião ordinária realizada em 17 de março de 2021, serão submetidos para avaliação no XXI Enancib, textos nas modalidades Resumo Expandido e Trabalho Completo.
Sobre a definição do Tema do Enancib
Cabe à Sede do Enancib definir um tema para o ENANCIB que será realizado sobre sua responsabilidade executória.
Sobre as regras para submissão de Resumos Expandidos e Trabalhos Completos
As decisões sobre todas as regras que norteiam a estruturação dos trabalhos científicos que são submetidos ao Enancib, é de responsabilidade do seu Comitê Científico.
O Comitê Científico do Enancib é composto por todas(os) Coordenadoras(es) e Coordenadoras(es) dos Grupos de Trabalho da ANCIB e presidido por quem ocupa a Vice-Presidência da Diretoria Executiva da ANCIB.
Sobre o Processo de Avaliação
O processo de avaliação dos trabalhos, após fechamento da submissão se dá em etapas.
A primeira etapa de avaliação é realizada pela Comissão de Curadoria de Dados e Informações do ENANCIB (composta por pessoas da Diretoria Executiva e por pessoas da Sede com experiência em editoração e normalização), cujo objetivo é garantir que as decisões do Fórum de Coordenadoras(es) de GT da ANCIB sejam cumpridas de forma eficiente e transparente. A Comissão de Curadoria de Dados e Informações realiza uma checagem detalhada em todas as submissões para, a qualquer tempo, identificar e arquivar: a) trabalhos que excederam o limite de autoras(es) (permanecerão em avaliação as cinco últimas submissões, as demais serão arquivadas); b) autoras(es) que excederam o limite de trabalhos, considerando todos os GTs (permanecerão em avaliação as cinco últimas submissões, as demais serão arquivadas); c) submissões sem objeto digital ou com objeto digital postados no campo de documentos suplementares (serão arquivados); d) autoras(es) cuja titularidade não esteja em conformidade com a modalidade do trabalho (serão arquivados). Além disso, a Comissão de Curadoria de Dados e Informações é responsável pela integridade dos metadados do OCS ANCIB, especialmente no Banco de Dados de Avaliadores(as).
A segunda etapa de avaliação começa quando a coordenação de GT dispara os trabalhos para receberem avaliação ad hoc, do tipo duble blind review, por, no mínimo, dois(as) pesquisadores(as) doutoras(as) com reconhecida expertise nas temáticas do GT.
A terceira fase ocorre quando a coordenação de GT, após computar as avaliações ad hoc, toma a decisão editorial e informa a autoria se a submissão foi a) aceita; b) aceita com correções obrigatórias; ou c) rejeitada.
Para os trabalhos aceitos ou aceitos com correções obrigatórias ainda existe uma quarta etapa de avaliação onde a coordenação do GT checa se metadados foram adequadamente inseridos no corpo do trabalho e se as autorias realizaram as correções solicitadas nas avaliações ad hoc.
Vale destacar que a coordenação de GT tem autonomia para rejeitar um trabalho que, sem justificativa, não executou as correções solicitadas.
Sobre os templates para submissão de Resumos Expandidos e Trabalhos Completos
Após estruturadas as decisões sobre as regras que norteiam a estruturação dos trabalhos científicos que são submetidos ao Enancib, pelo Fórum de Coordenadores(as) de GT, cabe à sede do Enancib, criar, revisar e disponibilizar os templates para resumos expandidos e trabalhos completos no site do Enancib.
Sobre a submissão de projetos às Agências de Fomento
Cabe à Sede do Enancib entrar em contato com a Sede do Enancib do ano imediatamente anterior para troca de experiências sobre a escrita dos projetos que são submetidos às agências de fomento para captação de recursos para realização do Enancib.
Cabe à Sede do Enancib escrever, submeter e acompanhar os pareceres emitidos pelas agências de fomento sobre os projetos de captação de recursos para realização do Enancib.
Sobre os ambientes digitais usados no Enancib
Cabe à Sede do Enancib construir um site e contas em redes sociais para o ENANCIB no ano em que o executa, cabe ainda alimentar o site e as redes sociais com conteúdos informacionais relacionados ao evento, à sede do Enancib e à cidade da sede do Enancib e sobre a ANCIB.
Sobre o Sistema de Gestão de Conferências usado no Enancib
Cabe à Diretoria da ANCIB fornecer uma instalação do Open Conference System (OCS), senhas e perfis de acesso para que a Sede do Enancib faça as configurações da conferência no OCS, deixando-o preparado para receber a submissão de trabalhos e para a gestão dos processos de avaliação feitos pelos(as) Coordenadores(as) de GT da ANCIB.
Sobre o calendário do ENANCIB
Quanto ao calendário, deve ser elaborado pela Sede do Enancib e submetido à apreciação e aprovação do Fórum de coordenadores de GT.
Sobre a definição dos valores das inscrições
Cabe à Sede do Enancib definir a tabela de prazos e valores das inscrições do Enancib e submeter à apreciação da pessoa que ocupa o cargo de Tesoureiro(a) da ANCIB.
Sobre a isenções da inscrição no ENANCIB
Considerando que as atividades da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, dos(as) Coordenadores(as) de GT e dos(as) Coordenadores(as) Adjuntos(as) de GT e das Comissões do Prêmio ANCIB são totalmente voluntárias, ficam isentos(as) do pagamento das inscrições no Enancib. A isenção do pagamento das inscrições no Enancib não implica na isenção da anuidade da ANCIB.
Sobre o custeio de translado aéreo e estadias no ENANCIB
Quando o evento for presencial ou híbrido e havendo recursos financeiros, caberá a sede do ENANCIB custear o translado aéreo e as estadias da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, dos(as) Coordenadores(as) de GT, dos(as) componentes das Comissões do Prêmio ANCIB e das Representações da Área no CNPq e Capes.
Sobre a definição da próxima Sede do ENANCIB
Cabe à Diretoria da ANCIB acolher e decidir sobre as candidaturas dos Programas de Pós-Graduação da ANCIB que serão as próximas sedes do ENANCIB.
Sobre o Prêmio ANCIB
Cabe à Diretoria da ANCIB escrever e publicar o regulamento do Prêmio ANCIB, por meio de edital ou outro instrumento regulatório, com as regras e funcionamento do Prêmio ANCIB.
Sobre o formato do ENANCIB
As decisões sobre o formato (presencial, virtual ou híbrido) do ENANCIB são responsabilidade da Sede do ENANCIB, bem como todos os esforços de infra-estrutura para realização do ENANCIB.
Sobre os Certificados emitidos no ENANCIB
Os certificados de participação no evento serão enviados pela sede à cada pessoa participante para o e-mail cadastrado no ato de inscrição no ENANCIB, no sistema escolhido para fazer a gestão das inscrições.
Os certificados de apresentação de trabalho no evento serão enviados pela sede à pessoa responsável pela submissão no OCS ANCIB para o e-mail cadastrado no ato de submissão. Será enviado um único certificado contendo os nomes de todos(as) autores(as).
Os certificados de coordenador(a) de sessão e relatoria de atividades nos GTs da ANCIB serão enviados pela sede à cada pessoa participante, que participou do ENANCIB para o e-mail cadastrado no OCS ANCIB.
Os(as) avaliadores(as) de trabalho no ENANCIB, receberão uma carta de agradecimento pela avaliação por meio do OCS ANCIB. Esta carta certifica a participação da pessoa como avaliador(a) de trabalho no GT da ANCIB , será enviada pela Coordenação de GT no e-mail cadastrado no OCS ANCIB.
Os certificados de ganhadores(as) do Prêmio ANCIB e do Prêmio Melhores por GT serão enviados pela sede à pessoa responsável pela submissão no OCS ANCIB para o e-mail cadastrado no ato de submissão. Será enviado um único certificado contendo os nomes de todos(as) autores(as).
Os certificados de atuação no ENANCIB na qualidade de Diretoria da ANCIB, Conselho Fiscal e Coordenadores(as) de GT serão enviados pela sede à cada pessoa para o e-mail cadastrado no OCS ANCIB.