GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação


Ementa (atualizada): Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação (escolas de pensamento, correntes teóricas, autores e obras de fundamentação, leituras teórico-metodológicas e conceituações). Constituição, desenvolvimento e inovação conceitual, teórica e metodológica do campo científico informacional. Os objetos de estudos da Ciência da Informação e suas transformações teórico-conceituais. Reflexões e discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Coordenador: Prof. Dr. Edivânio Duarte de Souza – UFAL
Coodernador Adjunto: Marivalde Moacir Francelin – USP

GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento


Ementa (atualizada):  Teorias, metodologias, políticas, instrumentos, processos e produtos para a organização e representação do conhecimento recuperação e acesso à informação, nas suas dimensõesepistemológicas, aplicadas, sociais, culturais e terminológicasenquanto conhecimento socializado, institucionalizado ou não, em ambientes informacionais (tais como: arquivos, museus, bibliotecas e congêneres), incluindo o uso e desenvolvimento das tecnologias de informação e as relações inter, multi e transdisciplinares neles verificadas.


Coordenador: Prof. Dr. Thiago Henrique Bragato Barros – UFRGS
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Deise Maria Antônio Sabbaz – USP – Ribeirão Preto

GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação


Ementa: Estudo dos processos e das relações entre mediação, circulação e apropriação de informações, em diferentes contextos e tempos históricos, considerados em sua complexidade, dinamismo e abrangência, bem como relacionados à construção e ao avanço do campo científico da Ciência da Informação, compreendido em dimensões inter e transdisciplinares, envolvendo múltiplos saberes e temáticas, bem com contribuições teórico-metodológicas diversificadas em sua constituição.


Coordenadora: Profa. Dra. Martha Suzana Cabral Nunes – UFS
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Gisele Rocha Cortez – UFPB

GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento


Ementa: Gestão de ambientes, sistemas, unidades, serviços, produtos de informação e recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos, usos e usuários da informação como instrumentos de gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Marketing da informação, monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Estudos de redes para a gestão. Aplicação das tecnologias de informação e comunicação à gestão da informação e do conhecimento.


Coordenadora Pró-tempore: Nadi Helena Presser – UFPE
Coordenadora Adjunta Pró-tempore: Marli Dias de Souza Pinto – UFSC

GT 5 – Política e Economia da Informação


Ementa: Políticas e regimes de informação. Informação, Estado e governo. Propriedade intelectual. Acesso à informação. Economia política da informação e da comunicação. Produção colaborativa. Poder, ativismo e cidadania. Conhecimento, aprendizagem e inovação. Ética da informação. Informação e ecologia.


Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques – UFMG
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra – IBICT

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho


Ementa (atualizada): O mundo do trabalho informacional: atores, cenários, competência em informação, dimensões e habilidades. Organização, processos de trabalho em dispositivos de informação e cultura. As relações entre informação, educação, trabalho, saúde e tecnologia. Regulamentação profissional, entidades sindicais, associações de classe e mercado de trabalho e competência profissional. Diversidade cultural, representações sociais, práticas e construção identitária dos profissionais da informação. Responsabilidade social, ética e profissional na Ciência da Informação. As bases curriculares e experiências pedagógicas: formação e perfil profissional ou docente

Coordenador: Prof. Dr. Valdir José Morigi – UFRGS
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Júlio Afonso Sá de Pinho Neto – UFPB

GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação

Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, comunicação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Inclui pesquisas relacionadas aos processos de comunicação, divulgação, análise e formulação de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I.

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Castro Gouveia – Fiocruz
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Maria Claudia Cabrini Grácio – UNESP Marília

GT-8 – Informação e Tecnologia


Ementa: Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais.


Coordenador: Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo – USP Ribeirão Preto
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Ana Carolina Simionato – UFSCAR

GT 9 Museu, Patrimônio e Informação


Ementa: Análise das relações entre o museu (fenômeno cultural), o patrimônio (valor simbólico) e a informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais.


Coordenadora: Profa. Dra. Alegria Célia Benchimol – MPEG
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marcos Granato – MAST

GT 10 Informação e Memória


Ementa: Estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio ‘informação e memória’. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social.


Coordenadora: Profa. Dra. Maria Guiomar Frota – UFMG
Coordenadora Adjunta: Prof. Dr. Fabrício Silveira – UFMG

GT 11 Informação & Saúde


Ementa: Estudos das teorias, métodos, estruturas e processos informacionais em diferentes contextos da saúde, considerada em sua abrangência e complexidade. Impacto da informação, tecnologias, e inovação em saúde. Informação nas organizações de saúde. Informação, saúde e sociedade. Políticas de informação em saúde. Formação e capacitação em informação em saúde.


Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Peixoto Bax – UFMG
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota – UFAL