O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação chega a sua 28ª edição com o tema “Desigualdade e democracia: qual o papel das bibliotecas?”. Alinhado a este tema, apresentam-se os 9 eixos para submissão de trabalhos (que será aberta em breve):
Eixo 1 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Trabalhos referentes aos ODS eleitos pela ONU como prioritários para este ano: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 8 – Emprego digno e crescimento sustentável; ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 16 – Paz, justiça e instituições fortes.
Eixo 2 – Eventos paralelos
Em confirmação junto das comissões da FEBAB.
Eixo 3 – Ninguém fica para trás
Iniciativas voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social e enfoque de gênero. Bibliotecas comunitárias, bibliotecas públicas e bibliotecas prisionais. Empoderamento da comunidade e cidadania. Competência em informação para públicos em vulnerabilidade social. Sustentabilidade e meio ambiente. Censura, liberdade de expressão e liberdade intelectual. Democracia. Cultura digital. Agenda 2030 e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Eixo 4 – Cultura do privilégio
Reflexões acerca da desigualdade que promove uma cultura do privilégio pautada em diferenças (muitas delas incorporadas como naturais na percepção das pessoas); em hierarquias que privilegiam poder e destaque (segundo classe ou sangue, identidade racial, gênero, berço, cultura ou combinação das anteriores) e em políticas. As bibliotecas e bibliotecários na cultura do privilégio.
Eixo 5 – A expansão desenfreada das tecnologias
Futuro do trabalho e das bibliotecas. Tecnologia para democratização no acesso à informação. Inovação no emprego de tecnologias. Vigilância tecnológica e privacidade. Produtos e serviços de bibliotecas para nativos digitais. Vertentes e tendências: blockchain, big data, data science, realidade virtual, robotização, inteligência artificial, games e internet das coisas. A biblioteca do futuro. Softwares livres.
Eixo 6 – O farol do advocacy
Movimento associativo no Brasil e no mundo. Atuação política dos bibliotecários. Políticas públicas de livros, leitura, literatura e bibliotecas. Proatividade e liderança em defesa da profissão. Órgãos representativos da classe (centros acadêmicos, associações de bibliotecários, FEBAB, Conselhos Regional e Federal de Biblioteconomia e IFLA).
Eixo 7 – Gestão de bibliotecas
Criatividade e inovação em produtos e serviços. Gestão de projetos. Gestão financeira e captação de recursos. Cultura da participação. Gestão de repositórios digitais, bibliotecas virtuais e uso de e-books, portais e dados abertos. Gestão de marketing. Serviço de referência. Arquitetura e equipamentos de bibliotecas. Gestão da comunicação. Desenvolvimento de coleções (seleção, avaliação, preservação) e coleções especiais. Gestão de processos. Makerspaces e coworkings. Metodologias inovadoras de gestão.
Eixo 8 – Construção e identidade profissional
Ética e moral. Ensino (tradicional e a distância) e currículos de Biblioteconomia. Formação continuada. Imagem e status do bibliotecário e da biblioteca. Demandas do mercado emergente de trabalho. Novas competências e habilidades. História da Biblioteconomia.
Eixo 9 – Ciência da Informação Epistemologia, história e desenvolvimento da área. Tendências em pesquisa. Interdisciplinaridade. Organização do conhecimento. Produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação. Informação e memória. Informação e saúde.
O CBBD 2019 acontecerá em Vitória, de 1 a 4 de outubro.