A Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação centra sua finalidade em acompanhar e estimular as atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Desde sua criação, tem se projetado, no país e fora dele, como uma instância de representação científica e política importante para o debate das questões pertinentes à área de informação.

As atividades da ANCIB estruturam-se em duas frentes: os Programas de Pós-Graduação stricto sensu, que são representados pelos seus coordenadores, e o Encontro Nacional de Pesquisa da Ancib (Enancib), fórum de debates e reflexões que reúne pesquisadores interessados em temas especializados da Ciência da Informação, organizados em Grupos de Trabalho.

A Ancib conta com uma Diretoria formada por 3 membros eleitos pelo voto de seus associados, além de um Conselho Fiscal, todos compostos por pesquisadores e professores associados, eleitos para um mandato de dois anos, podendo haver uma recondução. Não existe qualquer remuneração por essas atividades.

A sede da associação é localizada em universidades ou instituições de pesquisa, sendo transferida para outras localidades quando é eleita uma nova diretoria.